Voluntariado

Participar de projetos sociais voluntários é uma das formas de despertar o nosso entendimento do impacto que nossas ações podem ter nos outros. Conheça os nossos projetos e seja a protagonista da mudança na sociedade.

APRENDER

Incentivo ao aprendizado através da cultura e atividades lúdicas para as crianças de 6 a 10 anos da comunidade do bairro Jardim Progresso, de Ribeirão Preto.

O objetivo é acompanhar os conteúdos trabalhados em sala de aula e proporcionar um atendimento personalizado ao aluno.

 

Organizado por jovens colegiais que frequentam o Centro Cultural Paineiras, o projeto é gratuito e conta com o apoio de empresas e entidades para a promoção das atividades.

Acreditamos no poder transformador da educação.

HUMANIZE

É um projeto para estudantes de cursos da área da saúde, como medicina, psicologia, enfermagem, visando humanizar sua futura atuação profissional.

 

Os temas das aulas são formação humana, bioética, relação médico-paciente, cuidados paliativos, entre outros.

 

Além das aulas, são realizadas visitas a casas de repouso e hospitais.

FÉRIAS SOLIDÁRIAS

No período de férias escolares, jovens colegiais e universitárias preparam e executam oficinas educativas e recreativas para crianças e adolescentes de alguma comunidade de baixa renda, podendo ser na cidade de Ribeirão Preto ou em parceria com alguma prefeitura de outra cidade.

 

O objetivo é tornar as férias dessas crianças e da comunidade uma oportunidade de aquisição de novos conhecimentos aliada a momentos de diversão, além de ser uma maneira de jovens colocarem o seu conhecimento e suas habilidades a serviço de quem mais precisa e de fazer a diferença na sociedade.

NOSSAS ATIVIDADES

 

Espiritual

O Paineiras se interessa por cada uma das mulheres que participam de suas atividades, pois acredita em seu papel fundamental em todos os âmbitos da sociedade. A sólida formação espiritual cristã é dirigida pela Prelazia Opus Dei, uma instituição da Igreja Católica.

MEDITAÇÃO

Palestras semanais para colegiais e universitárias, ministradas por um sacerdote do Opus Dei, sobre temas do cotidiano.

 

Cada palestra é uma ocasião de aprender a refletir sobre hábitos e atitudes.

Sábados às 15h30

DIREÇÃO ESPIRITUAL

Conversas com um sacerdote que auxilia de forma personalizada a crescer na vida interior e progredir no relacionamento com Deus.

 

Colegiais e Universitárias

Sábados: a partir das 14h30

 

Outros horários

Terças, quartas e sextas: a partir das 15h até 17h30

RECOLHIMENTOS

Dedicação, uma vez por mês, por algumas horas do dia, à reflexão mais profunda sobre a vida cristã.

Para jovens (colegiais e universitárias):

3º sábado do mês, das 15h às 17h30
Para mulheres casadas:

3ª segunda-feira do mês, das 19h às 20h30
3ª quarta-feira do mês, das 15h às 16h30

 

Próximos temas:

Abr: A luz da fé
Mai: Maria, serenidade e alegria
Jun: Santidade na vida cotidiana
Jul: Aspectos  do amor cristão ("Cristo, Maria e o Papa")
Ago: Justiça e caridade
Set: Unidade de vida
Out: O matrimónio, vocação cristã
Nov: O sentido da vida
Dez: Natal, encontro com Cristo

paineiras-22_edited_edited.png

Promover eventos culturais e palestras visando o desenvolvimento pessoal das mulheres que participam das atividades do Paineiras. 

PALESTRAS

Um de nossos principais objetivos é aprofundar no estudo de diferentes áreas e ampliar a cultura das pessoas que participam. 


As palestras e aulas oferecidas no Paineiras são dadas por profissionais de diversas áreas e abordam diferentes temáticas, a fim de estimular a troca de ideias e a abertura de novas perspectivas no campo profissional, social e cultural.

CLUBE DO LIVRO

O clube do livro é uma atividade mensal para universitárias e jovens profissionais solteiras, que visa a formação cultural através da literatura. São selecionados livros, novelas e contos das mais diferentes temáticas entre os clássicos nacionais e estrangeiros para serem lidos durante o ano.


Uma vez por mês, no sábado à tarde, nos reunimos e conversamos sobre o livro do mês em um encontro leve e informal. Nos livros de literatura discutimos o enredo literário e a construção das principais personagens, nos livros de não-ficção abordamos um aprofundamento em conceitos filosóficos como o amor, a amizade e o sofrimento, e em todos os livros conhecemos a vida e a obra do autor.

O eixo principal das reuniões do clube são as impressões, emoções e percepções que cada participante teve durante a leitura da obra. Assim, nas discussões guiadas tentamos lapidar e aprofundar essas impressões e colaborar para a formação do imaginário a partir da literatura.


Link para se inscrever: bit.ly/clubedolivropaineiras

Cultura

paineiras-22_edited_edited.png
Rua Dr. Jorge Tibiriçá, 481
Alto da Boa Vista, Ribeirão Preto - São Paulo
(16) 3637 1569